terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quando o exemplo ensina mais que palavras ..




Duas crianças assistiam a missa numa igrejinha linda, tão educados e comportados que me chamaram a atenção. Fiquei os observando por um bom tempo, a menininha que devia ter uns 3 aninhos em alguns momentos tentava conversar com seu irmão, que devia ter uns 5 anos, mas ele a ignorava, algumas vezes olhava para ela e dizia: 
- Psiiu ( silêncio ) 
E então ela sorria, encostava a cabeça em seu ombro e ficava quietinha. Mas percebia que segundos após ele pedir pra que ela ficasse caladinha, ele mesmo começava a conversar com sua mãe, e então ela queria conversar com ele, que a ignorava novamente. Acho que ela não entendia o porque dele poder falar e ela não. Tentou falar com ele várias vezes, até que sua mãe lhe deu uma bronca e então ela meio que magoada e com carinha de choro ficou escutando o que o padre dizia. 
Talvez por ser tão pequenina nem tenha entendido quando ele disse que : 
'' apontar o dedo na cara do teu irmão e falar sobre os seus erros não ajuda em nada, que o certo é olhar em seus olhos e dizer .. o que você fez não foi legal, não é certo.Vamos concertar, juntos?! ''
Deixei de observar-los por um instante para prestar atenção no que o padre falava, parecia que estava falando pra mim, sei lá. Na verdade era, um pouco! Sabe aquele tipo de coisa que dizem as vezes, e que atinge a maioria das pessoas que escutam?! Pois é.
Voltei a prestar atenção nas crianças, que aguardavam sua mãe voltar da fila da comunhão.Quando ela chegou, se ajoelhou como muitos outros que tinham pegado a hóstia e começou a rezar, seu filho então se ajoelhou também e a imitou. A menininha viu aquela cena, se levantou, foi até seu irmão, se ajoelhou ao lado dele, juntou as mãozinhas, abaixou a cabeça e fechou os olhinhos como ele tinha feito, ficou lá até ele se levantar. Tive que segurar as lágrimas em meus olhos, foi a cena mais linda que vi naquele dia.
Foi como se o padre tivesse explicado a teoria, e as crianças tivessem mostrado na prática o que ele havia dito na homilia, que se resume basicamente nessa frase: 

* ENSINAMENTO SE DA PELO EXEMPLO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário